Casa Educação online o filme Rua comercial Blockchain Indústria inteligente MAIS

José Dirceu divulga carta em apoio a Edinho Silva e fala em 'concluir a revolução social brasileira'

2025-05-27 IDOPRESS

O ex-ministro José Dirceu — Foto: Cristiano Mariz

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 26/05/2025 - 21:49

José Dirceu Apoia Edinho Silva para Presidência do PT e Propõe Reformas

Em carta à militância,José Dirceu apoia Edinho Silva para a presidência do PT,destacando a necessidade de "reconstruir o PT" e criticar a concentração de renda e o Congresso. Dirceu vê Edinho como capacitado para liderar o partido e defende a unificação da esquerda e a retomada de bases. A carta critica o Banco Central e Faria Lima pela concentração de renda e defende uma reforma tributária e financeira.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Aliado de Edinho Silva,que disputa a presidência do Partido dos Trabalhadores (PT),o ex-ministro José Dirceu divulgou nesta segunda-feira uma carta à militância petista. No documento,além de defender a candidatura do correligionário,ele destaca a necessidade de “reconstruir o PT”,unificar a esquerda e retomar o trabalho de formação de base do partido. O ex-ministro também amontoa críticas ao Congresso,à concentração de renda e ao bolsonarismo.

Com 16 páginas,o texto se debruça em dois temas. O primeiro é a defesa da candidatura de Edinho,que disputa a presidência do PT contra o deputado federal Rui Falcão,o secretário de Relações Internacionais do partido Romênio Pereira e o historiador Valter Pomar. A segunda metade do documento é uma reflexão sobre a atual situação do PT.

“Edinho conhece o mundo parlamentar e vem de uma vida de lutas”,defendeu Dirceu. “Creio que ele está à altura do desafio de presidir o PT nesse momento histórico e nessa conjuntura que enfrentamos”,afirmou.

Nas críticas ao parlamento,Dirceu acredita que os deputados têm avançado sobre os outros poderes após o desequilíbrio causado pelas emendas parlamentares,que deu à Câmara mais controle sobre o Orçamento e fez o Executivo perder uma importante moeda de troca.

“Trata-se de uma urgência,dada a degradação do parlamento via o desvirtuamento das emendas parlamentares e os desvios de recursos para fins eleitorais e mesmo enriquecimento ilícito,o avanço do parlamento sobre os poderes constitucionais do presidente”.

Ao mercado financeiro,que classifica como um cartel,as críticas ficam para o Banco Central e a Faria Lima,“que cada vez mais concentra renda,via os juros altos únicos no mundo”.

"É preciso uma verdadeira mudança na vergonhosa concentração de renda e no cartel bancário financeiro,na política de juros e nas metas da inflação,que exigem uma radical reforma tributária e financeira,capaz de pôr fim à apropriação e expropriação da renda nacional pelo capital financeiro e agrário,num circuito entre o Banco Central e a Faria Lima,que cada vez mais concentra renda,via os juros altos únicos no mundo”,escreveu.

O documento finaliza com Dirceu defendendo que resta ao PT e às esquerdas "a tarefa histórica de concluir a revolução social brasileira inacabada".

Para o ex-parlamentar — que pode tentar uma cadeira na Câmara dos Deputados no ano que vem —,o novo comando da sigla terá o trabalho de “unificar toda a esquerda numa frente além do PV e do PCdoB” e aumentar a mobilização popular e sindical da legenda,“recriando nossas sedes,nos empoderando nas redes,expandindo a formação política”.

No documento,as bandeiras de Dirceu tratam ainda de antigas bandeiras do PT,como a reforma agrária e tributária progressiva,como pautas que ganharam apelo popular,como o fim da escala 6x1.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.
©direito autoral2009-2020Revista Financeira Portuguesa    Contate-nos SiteMap